Porto Bello

Portal do Cliente

Administradora condominial

Empresa que presta serviços de administração de imóveis em condomínio. Entre os serviços que presta estão inclusos apoio ao sindico do condomínio em termos legais e administrativos, além de auxiliar na administração de pessoal.

Agente financeiro

Empresa pública ou privada que faz parte do Sistema Financeiro Nacional e que coleta, intermédia e aplica recursos financeiros seus ou de outros, com autorização do Banco Central do Brasil.

Alienação fiduciária

É a transferência de um bem móvel ou imóvel do devedor para o credor, em garantia do pagamento da dívida. O devedor fica com a posse direta do bem, para seu uso, e o credor detém a posse indireta do bem, que fica em seu domínio. Depois de quitar o empréstimo, o comprador adquire a propriedade definitiva do bem.

Alvará

Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.

Alvenaria pré-fabricada

Uso de paredes em alvenaria pré-fabricadas que podem ser feitas no canteiro de obra ou em um galpão. As paredes chegam à obra com reboco dos dois lados e já com as instalações elétricas e hidráulicas.

Amortização

Pagamento periódico realizado para abater/reduzir uma dívida. Nos financiamentos em geral, a amortização é feita por uma das parcelas que compõem as prestações.

Aquecimento solar

Consiste na colocação de painéis solares para proporcionar o aquecimento ou pré-aquecimento das águas de chuveiros, reduzindo assim o consumo de energia elétrica consideravelmente.

Assembléia geral

Reunião dos condôminos de um edifício, com pauta previamente estabelecida, quando são discutidos assuntos gerais de interesse do condomínio. As decisões aprovadas em assembléia tornam-se obrigatórias para todos os proprietários.

Ata

Registro das discussões e decisões tomadas por uma assembléia, como a de condomínio.

Aval

Garantia pessoal, plena e solidária, assegurando o pagamento de um título, nota promissória, cheque ou duplicata.

Averbação

Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.